terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia do Administrador pede comemoração e reflexão

Professor José Larri Freitas Pinto

172839_127164097357451_100001915836018_188212_6500993_oDia 09 de setembro comemoramos 46 anos da Profissão regulamentada (Lei nº 4.769, de 09/09/1965), com avanços na ocupação de espaços, com a presença do Sistema CFA/CRA em todos os Estados e o crescimento da procura pelos cursos de Administração. Nesse dia também podemos refletir e entender que a escolha que fazemos ao decidir pelo curso de Administração não é apenas por um curso superior, mas a escolha de uma profissão e cabe a nós torná-la significativa.

O Brasil e o estado do Rio Grande do Sul respiram o evento de 2014, em função das oportunidades que estão sendo criadas, e aí está outra boa reflexão, pois da Copa só teremos, no máximo, quatro jogos de 90 minutos e, portanto, não é lá dentro do campo, em 2014, que estarão às oportunidades. E quem ainda não se mexeu está atrasado.

O Administrador para estar preparado, precisa se informar, conhecer, discutir, saber que tudo afeta todos, acompanhar e estudar, buscar qualificação. Enfim, futuro não se espera, se constrói e o Administrador tem obrigação de saber isso.

Apesar de muitas conquistas nesses 46 anos, sabe-se que profissão forte se faz com profissionais conscientes. E são eles que deverão ocupar estes espaços que estão sendo conquistados. A Administração tem a dinâmica do mercado, precisamos ficar atentos as necessidades de adequações da legislação, novos campos de trabalho, a profissionalização da gestão pública, empresas que precisam ter um responsável técnico, e por aí continua.

Não é possível pensar em qualquer organização onde a administração seja dispensável. Por isso, não tenho medo da falta de mercado, de espaço para quem já formou e para quem está estudando. Mas tenho muita preocupação sobre o quanto temos consciência disso. Quanto mais espaços conquistamos, mais seremos cobrados. E para fazer frente a tudo isso o caminho é fortalecer a profissão. É para isso que o Sistema CFA/CRA existe e ele só terá o respeito e reconhecimento com a participação dos seus profissionais:

Estudantes de Administração e Administradores. Parabéns pelos 46 anos de Profissão!

(Texto extraído da entrevista com a vice-presidente do CRA-MT, Adm. Leuza Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário